Universidade Federal de Campina Grande
Curso de extensão: Mídia Digital no Ensino
Professora: Willianny Miranda
Aluna: Maria Betânia da Costa Ataíde
Período: 2011.1
Resumo
A INSERÇÃO DO GÊNERO DIGITAL BLOG NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Leonardo Neves de Macêdo1
Maria Lúcia Serafim2
1. O blog foi escolhido na prática pedagógica do professor para melhorar a possibilidade de motivação e aprendizagem ao professor e aos estudantes.
1.1 Um dos objetivos foi inserir os alunos em uma vivência didática com a ferramenta, integrando este site aos estudos da disciplina.
1.2 A internet é utilizada em várias tarefas, das mais simples às mais complexas, como forma de obter melhores resultados.
1.3 O gênero digital blog é uma ferramenta facilitadora de interação e comunicação, dada a sua exposição midiática.
2. As Tecnologias Digitais e a Educação.
2.1 A Internet, o telefone celular, entre outros, têm mudado radicalmente a maneira como realizamos algumas tarefas.
2.1 Já se discute abertamente o impacto, cada vez maior, do uso das chamadas tecnologias digitais da informação e da comunicação da sociedade.
2.2 As distâncias estão sendo encurtadas, e a troca de informação esta acontecendo numa velocidade cada vez maior.
2.3 Não precisamos mais sair de nossas casas para realizarmos algumas tarefas simples como ir ao banco, fazer compras etc.
7. Prática Pedagógica, e a Inserção do Computador/Internet como Cultura.
Escolar.
8. Como pensar computador e Internet como elementos culturais de aprendizagem?
8.1 É competência do professor, ficar a par das questões relativas à sociedade da informação.
9. A Ferramenta blog e o seu Uso na Educação
9.1 Blogs é a contração da expressão inglesa weblog.
9.2 Weblog, portanto, é uma espécie de diário mantido na internet por um ou mais autores regulares.
9.3 O primeiro blog surgiu em meados de 1999 e o número não parou de crescer.
10. Vantagens e desvantagens na utilização do blog.
10.1 As vantagens destacadas, dizem respeito: a forma ágil de se trabalhar, a curiosidade que fica aguçada com o uso da Internet, o dinamismo da pesquisa e da aula.
10.2 E como desvantagem, uma participante marca bem que esta metodologia gerou a possibilidade de dispersão quando da pesquisa na internet.
10.3 Concluem-se, portanto, que apesar das constatações sobre as dificuldades encontradas para inserir qualitativamente as tecnologias da informação e comunicação no ambiente escolar, houve avanços no que diz respeito à conscientização tanto por parte da escola, como de professores e alunos diante desta vivência interventiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário